Quem mora em São Paulo, certamente já passou alguma vez na Marginal do Rio Tietê, mas provavelmente pouco ou nada sabe sobre esse importante rio que percorre quase toda a extensão leste-oeste do Estado.
O Rio Tietê nasce na cidade de Salesópolis, a 22km do Oceano Atlântico e a 96km da capital, e desagua no Rio Paraná, na fronteira com o Estado de Mato Grosso do Sul. Ao contrário da maioria dos rios, que segue em direção ao mar, o Tietê segue em direção ao interior paulista. Passa por 62 municípios, sendo 56 no Estado de São Paulo.
O Tietê nasce limpo, mas torna-se poluído antes mesmo de chegar à capital, recebendo toneladas de lixo e esgoto. Há várias estações de tratamento pelo seu percurso que tentam recuperar o rio. Antigamente, era possível praticar esportes, pescar e nadar em quase toda a sua extensão, mas, hoje em dia, a maior parte do rio está poluída. Existem, contudo, alguns trechos onde é possível realizar passeios, como nas cidades de Salesópolis (nascente), Salto, Barra Bonita (http://www.riotiete.com.br/turismo.html).
Saiba mais detalhes sobre esse importante rio do nosso Estado e sobre o Projeto Tietê, um dos maiores projetos de saneamento do País: http://www.projetotiete.com.br/projetotiete/projeto/objetivos/objetivos.asp, http://www.riotiete.com.br/, http://www.daee.sp.gov.br/index.php?option=com_content&id=793:historico-do-rio-tiete&Itemid=53
Nenhum comentário:
Postar um comentário