As elites da então Capitania de Minas Gerais eram contra a cobrança abusiva de impostos pelo Coroa Portuguesa e pretendiam fazer uma conspiração contra o governo. Essa conspiração, no entanto, não se concretizou por causa da denúncia de um dos inconfidentes, José Silvério dos Reis.
Os inconfidentes foram presos, mas a maioria negou seus crimes, diferentemente de Tiradentes que, por causa disso recebeu uma dura pena em 21 de abril de 1792: foi enforcado, teve seu corpo esquartejado e exposto em locais públicos como "exemplo" de demonstração de força da Coroa Portuguesa para inibir futuras demonstrações contra o governo.
Tiradentes foi considerado herói após a Proclamação da República em 1889. O dia de sua morte foi instituído feriado nacional em 1965 e atualmente sua imagem ilustra a moeda de cinco centavos de real.
Saiba mais em: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/tiradentes.htm, https://brasilescola.uol.com.br/biografia/tiradentes-biografia.htm, http://www.tiradentes.mg.gov.br/pagina/6427/Hist%C3%B3ria%20e%20Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário